quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Notícias do lançamento no Recife - Diário de Pernambuco

PASSA DISCO

Cabelos de Sansão é som de vanguarda

Michelle de Assumpção

michelle.assumpcao@diariodepernambuco.com.br

O (re)lançamento do CD Cabelos de Sansão, do cearense Tiago Araripe, tem uma história talvez mais interessante do que o próprio conjunto de canções que reaparecem 26 anos depois. Antes de mais nada, elas continuam fazendo a linha "esquisitas", experimentais, completamente fora do gosto comercial. Hoje, aos 56 anos, o cantor e compositor trabalha com publicidade e propaganda em Fortaleza, mas não abandonou a música. Ao contrário, deve até gravar outra produção. O responsável pela volta de Tiago foi Zeca Baleiro. O CD remasterizado, que traz a capa original, será lançado hoje, a partir das 19h, na loja Passa Disco (Shopping Sítio Trindade).

O gosto do compositor maranhense pelo trabalho de Tiago, que na época do CD integrava a turma da vanguarda de São Paulo, movimento conhecido como Lira Paulistana, vem de 1986. Foi nesse ano que, procurando discos numa loja, Baleiro deparou-se com uma capa interessante que o fez comprar o LP: um homem, magro, de cabelos compridos, cavalgando um leão em pleno espaço sideral. Foi amor à primeira audição. Em oposição a toda a massificação das baladas dos anos 80, Tiago revivia o tropicalisamo, o psicodelismo e o rock nordestino de influências regionais - no seu caso, as tradições populares da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, o reisado e o maneiro-pau.

Zeca Baleiro demorou para conhecer Tiago. Certa vez, durante um show em Fortaleza, pediu à sua produção que o localizasse. Os dois tornaram-se parceiros e, tempos depois, o músico maranhense resolveu relançar Cabelos de Sansão, o álbum que tanto o impressionou. Hoje à noite, o cantor apresenta músicas do álbum ao lado do violonista Leonardo César da Silva. O disco estará à venda por R$ 20. Fone: 3268-0888.

Diário de Pernambuco, 27 de novembro de 2008

Nenhum comentário: