domingo, 16 de março de 2008

Direitos autorais, quem papa?

Mais um episódio para ilustrar o texto de Penna do post anterior.

Certo dia conseguimos agendar e fazer uma entrevista do Papa Poluição (foto) em programa ao vivo da Rádio Bandeirantes. Uma das faixas do nosso compacto é executada então para todo o país. Uma pequena vitória na labuta diária pela conquista do merecido lugar ao sol, na intrincada teia da música industrial brasileira.

Corte para um ou dois dias depois. Estamos no prédio da Continental, onde anos mais tarde seria prensado o LP do Lira Paulistana Cabelos de Sansão. Penna e eu fazemos uma visita de rotina a Vítor Martins, na editora musical que este administra. Temos algumas composições editadas lá.

Vítor nos recebe com a simpatia de sempre. Possivelmente nesse momento, como em outros, tenha nos mostrado a letra de uma de suas parcerias recentes com Ivan Lins. Sobre a mesa de centro do escritório, um envelope lacrado com a palavra Confidencial em destaque. É o boletim diário enviado por sociedade de direitos autorais que monitora a execução de músicas nas emissoras de rádio. Corresponde exatamente ao dia da participação do Papa no programa da Rádio Bandeirantes. Sem cerimônia, abrimos o envelope para ver o nome do grupo pontuado na programação. Mas, para nossa surpresa e decepção, o que está lá diverge da realidade dos fatos. Alguém substituíra nossa banda por outra, bem como a respectiva música...

Encaminhamos reclamação ao órgão competente via nossa editora, graças à pronta disponibilidade de Vítor Martins. Depois temos notícia de que o funcionário da sociedade de direitos autorais implicado no caso havia sido demitido. Teria sido um fato isolado? O incidente nos dá a clara noção de que não estamos exatamente em um parque de diversões, embora nosso trabalho seja cultura e entretenimento.

Tiago Araripe

Nenhum comentário: