sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Papa Poluição antes e depois, por Paulo Costa

Conheci Tiago no começo dos anos setenta em São Paulo, apresentado pelo Penna. Cabelos compridos como os meus, fazia umas harmonias estranhas, umas melodias (lindas) mais ainda e letras que me intranqüilizaram também pela força com que as cantava com uma voz ainda mais surpreendente. E tome-lhe Cine cassino, Três monges, Sodoma e Gomorra, Teu coração bate, o meu apanha, Drácula e que tais. Daí em diante, eu, ele mais o Penna seguimos tocando juntos até desembocarmos "naquele filho de mãe careca e pai cabeludo", como bem definiu André Luís de Oliveira, que foi o grupo Papa Poluição.

Papamos, por alguns anos, tudo que aparecia pela frente: sons, ritmos, notícias, palpites, fuxicos etc., digerindo tudo pra depois misturar os detritos. Uma vez reciclados, eram retransformados em música (com uma originalidade de marcianos), pra depois serem consumidas nos teatros, rádios, tvs e até ruas da metrópole. À noite, juntos com os outros Papas Beto, Bill e Chico, assustavámos os paulistanos à bordo de Sofia Bundette, a fantástica Kombi bege que nos tranportava saltitante pelas ruas da cidade pra colar cartazes, transportar aparelhos de som, idas e vindas de ensaios, pequenas viagens etc.

Depois, já em carreira solo, Tiago gravou Cabelos de Sansão, eu e o Penna Macaco avoa, música-tema do longa de Hermano Penna, Sargento Getúlio. Seguimos em dupla (Penna & Paulinho) até que a vontade de respirar ares mais puros me levou de volta pra Salvador, enquanto Tiago ia pra Fortaleza e Penna continuava na paulicéia, sempre em grandes movimentações culturais e políticas. Fiquei lá na Bahia muitos anos entre jingles, mar, carnavais, cerveja, rede, sombra e água de coco. Em meio a tudo isso gravei e toquei com o Penna uma trilha prum novo filme do Hermano, Mário. Reencontrei o Tiago umas tantas vezes pra conversar e gravar uns reclames.

Mas como nós baianos dizemos, "o mundo é Oropa, França e Bahia", acabei mudando (por obra e muita graça da Luciana, minha mulher) pra França, onde não há carnaval e não preciso falar com quase ninguem. Meio sem compromisso, fui fazendo umas apresentações aqui e acolá, até que tive a feliz idéia de escrever pro Tiago sugerindo uma possível parceria internética. Agora sigo meu caminho por aqui cantando canções que faço via e-mail com Antonio Miranda, Fred Vieira, Penna e Tiago Araripe, ele segue por lá. Cabelos de Sansão vai estar logo nas ruas; Salvador, meu disco de estréia na França, também. Bom estar de volta aos palcos, gravações, ensaios etc.

Acabei de fazer mais uma música com letra do Tiago, Idéias, que acho ficou bem legal! Já já mando em mp3 por e-mail, como modernos que somos…

Grande abraço, Araripe.

Paulinho Costa

Foto: Paulo Costa e quarteto, in concert.

2 comentários:

Dalvinha disse...

Comentar é comigo mesmo, vê só se eu não comentaria sobre meu Belo Irmão? Claro que sim.Pois ele é meu grande ídolo.Desde os tempos do papa, da kombi(que andei muito...carreguei equipamento)a gente já vivia muito junto.Paulo Costa é dono de uma Belissima VOZ, tão suave, tão mansinha como ele.Um músico talentoso e meticuloso,claro que com tudo isso só poderia sair esse cantor e compositor Sensacional.Mas se querem conferir olhem no youtube, o vídeo Salvador,Henri(Paulo Costa).Vocês vão ver eu não estou aumentando nada.Ele é Bom!e Tiago,valeu viu.Adoro você.
Dalvinha

Dalvinha disse...

http://www.youtube.com/watch?v=aQ57Tfh7lpA Olha quem quiser conferir o youtube entra lá..tá aí.Vale a pena.
E Tiago Bem me queria também vai entrar lá no youtube viu.Beijos
Dalvinha