quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Um cearense na Lira Paulistana

Publicado em 10.09.2008, no Jornal do Commercio, do Recife

O cearense Tiago Araripe foi um dos agitadores no movimento musical udigrudi recifense nos anos 70, com o grupo Nuvem 33, presente nos festivais hippies que aconteciam em Pernambuco. Depois de algumas apresentações memoráveis, Tiago foi para São Paulo, que passava também por uma radical mudança, deixava de ser uma cidade provinciana, não antenada com a moderna música que acontecia lá, segundo ainda velhos modelos de rock progressivo ou da MPB dos anos 60. Quem contribuiu bastante para Sampa tornar-se a cidade cosmopolita de hoje foi a gravadora Lira Paulistana. Cabelos de Sansão (que sai pelo selo de Zeca Baleiro) foi o segundo disco da hoje histórica gravadora.

Tiago é velho conhecido de quem fazia música no Recife, fez parte de um grupo de malucos da época no Recife, daí se esperar que Cabelos de Sansão tivesse mais ousadias. Mesmo assim, ele se encaixa bem dentro do clima da época, e na linha da música que se fazia então em São Paulo. Enfim, está longe de ser uma música fácil de ser digerida pelos ouvintes da FMs. As canções são do próprio Tiago, em parceria com João Alfredo e Cid Campos, mais uma versão de Little wing, de Hendrix, feita por Augusto de Campos, uma das melhores faixas do disco, que estava fora de catálogo há 26 anos. Valeu a pena a espera. Tiago Araripe e seu Cabelos de Sansão, não ficaram datados.

» Preço médio: R$ 25

José Teles (Caderno C - Coluna Toques)

Obs.: Enquanto o jornal publicou imagem da capa do CD, optei no Blog por ilustrar a nota com foto de arquivo pessoal de performance do Nuvem 33 no Festival Experimental de Música de Nova Jerusalém, em 1972. Em cena, o guitarrista Carneirinho. (T.A.)

Nenhum comentário: