sexta-feira, 13 de junho de 2008

Diogo quer brincar... no cinema.




Com exclusividade para os leitores deste Blog, publicamos trecho do filme Cine Tapuia, que este ano garantiu ao cineasta cearense Rosemberg Cariry o Prêmio Ver-o-Peso de Melhor Longa-Metragem de Ficção no 4º. Festival de Belém do Cinema Brasileiro. A música que interage com as cenas é Diogo quer brincar, composição que fiz em parceria com Manassés de Souza.

Sobre este fragmento do filme, os articulistas Cid Nader e Marcelo Miranda comentam no site Cinequanon (veja a íntegra do texto aqui):

Há momentos belíssimos e um em especial, de meninos vendo imagens de cinema refletidas por um espelho através de uma "caixa de imagens" – e nesse momento fica bastante óbvio que o grande homenageado mesmo é o cinema.

Em Cine Tapuia, o compositor e cantor Rodger de Rogério (que integrou o Pessoal do Ceará) interpreta personagem inspirado no célebre Cego Aderaldo, que sobrevivia projetando filmes em lugares públicos de cidades nordestinas.

Sobre o filme, escreveu o diretor Rosemberg Cariry:

Cine Tapuia é um filme sobre a identidade do povo cearense, um tema hoje muito discutido pelos estudiosos, acadêmicos ou não. Quem somos nós? O que ficou da nossa herança indígena e portuguesa, consagrada na prosa poética de José de Alencar no seu clássico romance Iracema, obra que funda o mito da origem trágica e mestiça do povo brasileiro? Dessa obra o filme se serve, como ponto inicial. Mas a presença negra não seria também evidente na formação cearense, apesar de um certo pensamento resistente a tal idéia?

Tiago Araripe

Nenhum comentário: