sexta-feira, 25 de abril de 2008

Pelas frestas do Festival Abertura

Presenciei cenas impagáveis nos bastidores do Festival Abertura. Aqui, algumas delas.

Ficou a cargo de Tim Maia (foto) um dos shows do evento global. Na época, Tim era adepto da Cultura Racional. Só se apresentava de branco, mostrando na mão exemplar do livro Universo em Desencanto. Acontece que usar branco ainda era tabu para os padrões técnicos da televisão de então. Estourava a fotografia, coisa assim (a TV em cores ainda era relativamente recente no Brasil).

Criou-se um impasse, já que Tim Maia não arredava pé de cantar vestido de branco. No fim, a vontade do artista venceu a limitação da tecnologia.

Outro craque que desafiava os padrões da Rede Globo era o Hermeto Pascoal. Ele concorria com a música Porco na Festa. Com um detalhe: sua apresentação incluía a participação de porcos de verdade, o que causou um rebuliço na produção do festival. Afinal, havia uma alto grau de imprevisibilidade na presença dos suínos em um festival meticulosamente planejado para nada dar errado. Presenciei Hermeto dizendo em voz alta que se os porcos ficassem de fora, ele também ficaria. Mais uma vez venceu o artista. E os porcos. Ainda bem.

Em outra ocasião, a produção marcou uma reunião com os artistas. Chegamos ao local combinado e a porta estava fechada. Ficamos esperando sentados na escadaria. Já passava do horário estabelecido quando chega Hermeto. Ao ver aquele grupo de músicos, intérpretes e compositores naquela condição precária, se dirigiu à entrada e gritou que ou abriam ou ele derrubaria a porta a cabeçadas. Abriram.

Tiago Araripe


Em tempo: Dias depois da postagem do texto acima, me deparo com versão diferente quanto ao desfecho da participação de Tim Maia no Festival Abertura. O informante é o divertido livro Vale tudo, de Nelson Motta, que narra a atribulada biografia de Tim. Segundo o autor, na realidade a Rede Globo fechou as portas para o cantor e compositor de Que beleza. Assim Tim Maia não chegou a cantar no Festival. Torci tanto pela vitória de Tim Maia no embate com a Globo que minha memória registrou esse desejo, e não realmente o que ocorreu...

5 comentários:

Dalvinha disse...

Esse festival Abertura foi o que ÉBANO ganhou não foi? eu lembro de Muzenza, Drácula.Torcemos feito uns loucos.Bons tempos.Teve Alceu Valença,Sivuca, Tanta gente.Hoje não tm mais nada.Música, pra moçada é axé,funk,pagode.Pra ond levaram nossa música.De bom, apareceram poucos, eu acho que de bom mesmo só Zeca Baleiro.O resto, passa batido, Claro tem Lenine,Fogo do cordel Encantado, Paulinho Moska etc.Mas não aparecem quase nunca na mídia.Zeca Baleiro mesmo é coisa rara.Só na TV Cultura.Mesmo assim o público deele é enorme, um público fiel.Temos o Zeca Pagodinho que eu ouço e gosto, mas é samba, e tá no ramo faz tempo.Precisamos renovar.Vamos Tiago, chegou a hora de voltar.Paulo costa, Tiago Araripe,Zeca Baleiro.
Dalvinha costa

Tiago Araripe disse...

a música que venceu o festival abertura, dalvinha, foi "como um ladrão", do carlinhos vergueiro. "muito tudo", de walter franco, ficou em terceiro. não tenho certeza se o segundo foi "ébano" de luís melodia ou a música do djavan... o google pode ajudar.

Dalvinha disse...

Acho que foi sim.ÉBANO era a preferida, mas não levou.Você tem razão.Mas foi um festival rico em músicas.Não só por ter vcs da família no meio, mas pela qualidade.Hoje se fizessem um festival de porte acho que não teria tanta qualidade.Pode ser que esteja enganada.Agora as pessoas são mais espertas e o medo de "cartas marcadas" seria um pesadelo.Mas enfim, ainda temos você Paulo costa,Zeca baleiro.Tô bem.Beijos
Dalvinha Costa

CASALI disse...

Que bom encontrar pessoas falando sobre aquele festival. Tempo bom. Sou filho do pianista daquela orquestra que acompanhou a maioria dos concorrentes. "O pianeista Mário Casali".
Estou atras de algum trecho de vídeo ou totalidade onde possa ver meu pai tocando, já que o memo faleceu. Agradeço indicações.
Atenciosamente
Mário Casali Filho

Tiago Araripe disse...

caro casali,
infelizmente, não tenho nenhuma pista neste sentido.
caso você descubra alguma, também tenho interesse em conhecer.
você já tentou no site da própria globo?
abraço.