quarta-feira, 17 de junho de 2009

Montagem brasileira de Hair faz 40 anos



Vídeo: Ingrid Morais

Hair e Cabelos de Sansão: tudo a ver. Há quatro décadas era lançada a montagem brasileira do musical que marcou época para toda uma geração.

Algum tempo depois eu, estudante de arquitetura, morava provisoriamente no Hotel do Parque, Recife, quando a novidade chegou. E, não por acaso, teve como palco o teatro vizinho: o Teatro do Parque, na rua do Hospício. O mesmo da minha futura estreia como compositor e intérprete das canções da peça Armação e do lançamento do grupo performático e multicultural Nuvem 33.

Eu podia ouvir toda a peça do meu quarto de hotel, mas graças ao amigo e ator José Luiz Penna, tinha livre acesso a todos os espetáculos. Após a peça, íamos beber cerveja e conversar no entorno do teatro. Não raro, iam junto outros integrantes do musical - alguns deles (como Neusa Borges, Ricardo Petraglia e o próprio Penna) atores da montagem original da peça.

Numa dessas conversas, Penna, já sabendo que eu fazia as primeiras incursões pela música, me incentivou a ir a São Paulo. Foi o que fiz em seguida, ficando um mês hospedado na casa de Zé Luiz e Rosa. Depois, com mais Paulo Costa e Xico Carlos, formamos o embrião do que viria a ser o grupo "transnordestino" Papa Poluição, consolidado com as adesões do pernambucano Bill Soares e do paulistano Beto Carrera.

Numa data tão marcante, eu não poderia deixar sem registro a lembrança dessa época. A época que eu tinha cabelos...

Tiago Araripe

4 comentários:

Ingrid Morais disse...

Olá Tiago !
Achei legal a referência que você fez à peça "Hair" que está comemorando 40 anos. E você é amigo de um dos atores desta montagem, que é o Penna - atual vereador do PV em São Paulo.
Sou filha do Washington e participei da realização deste clipe.
Meu pai acompanha sua carreira desde os áureos tempos da banda "Papa Poluição"...
Parabéns pelo seu blog !

Bjos!

Cabelos de Sansão disse...

oi ingrid,

ótimo saber que vc fez o clipe.
coloquei o devido crédito no post.
se tiver outras pessoas na autoria, é só dizer.
grato.
e um abraço no washington.
bj.

Dalvinha disse...

Amigo que bom ler o que você escreveu.Sabe esses dias fui postar um recadinho no orkut e ví o vídeo de HAIR, fiquei muito feliz e corri e mandei pro Zé Luis.Ele ficou bastante comovido.É bom saber que ainda lembram da montagem brasileira do musical(que foi a melhor montagem)E que um amigo/irmão participou.E de uma certa forma participamos também.Pois conhecemos todo o primeiro elenco.Fiquei muito agradecida ao seu amigo, acho que Washington que mandou pra tí.Maravilha!
Beijos querido
Dalvinha Costa

Cabelos de Sansão disse...

pois é, momentos marcantes como esse merecem registro.
bj.