quarta-feira, 17 de junho de 2009

Montagem brasileira de Hair faz 40 anos



Vídeo: Ingrid Morais

Hair e Cabelos de Sansão: tudo a ver. Há quatro décadas era lançada a montagem brasileira do musical que marcou época para toda uma geração.

Algum tempo depois eu, estudante de arquitetura, morava provisoriamente no Hotel do Parque, Recife, quando a novidade chegou. E, não por acaso, teve como palco o teatro vizinho: o Teatro do Parque, na rua do Hospício. O mesmo da minha futura estreia como compositor e intérprete das canções da peça Armação e do lançamento do grupo performático e multicultural Nuvem 33.

Eu podia ouvir toda a peça do meu quarto de hotel, mas graças ao amigo e ator José Luiz Penna, tinha livre acesso a todos os espetáculos. Após a peça, íamos beber cerveja e conversar no entorno do teatro. Não raro, iam junto outros integrantes do musical - alguns deles (como Neusa Borges, Ricardo Petraglia e o próprio Penna) atores da montagem original da peça.

Numa dessas conversas, Penna, já sabendo que eu fazia as primeiras incursões pela música, me incentivou a ir a São Paulo. Foi o que fiz em seguida, ficando um mês hospedado na casa de Zé Luiz e Rosa. Depois, com mais Paulo Costa e Xico Carlos, formamos o embrião do que viria a ser o grupo "transnordestino" Papa Poluição, consolidado com as adesões do pernambucano Bill Soares e do paulistano Beto Carrera.

Numa data tão marcante, eu não poderia deixar sem registro a lembrança dessa época. A época que eu tinha cabelos...

Tiago Araripe

4 comentários:

Ingrid Morais disse...

Olá Tiago !
Achei legal a referência que você fez à peça "Hair" que está comemorando 40 anos. E você é amigo de um dos atores desta montagem, que é o Penna - atual vereador do PV em São Paulo.
Sou filha do Washington e participei da realização deste clipe.
Meu pai acompanha sua carreira desde os áureos tempos da banda "Papa Poluição"...
Parabéns pelo seu blog !

Bjos!

Tiago Araripe disse...

oi ingrid,

ótimo saber que vc fez o clipe.
coloquei o devido crédito no post.
se tiver outras pessoas na autoria, é só dizer.
grato.
e um abraço no washington.
bj.

Dalvinha disse...

Amigo que bom ler o que você escreveu.Sabe esses dias fui postar um recadinho no orkut e ví o vídeo de HAIR, fiquei muito feliz e corri e mandei pro Zé Luis.Ele ficou bastante comovido.É bom saber que ainda lembram da montagem brasileira do musical(que foi a melhor montagem)E que um amigo/irmão participou.E de uma certa forma participamos também.Pois conhecemos todo o primeiro elenco.Fiquei muito agradecida ao seu amigo, acho que Washington que mandou pra tí.Maravilha!
Beijos querido
Dalvinha Costa

Tiago Araripe disse...

pois é, momentos marcantes como esse merecem registro.
bj.