domingo, 18 de janeiro de 2009

Um ano de Blog

Arte: André Soares

No dia 22 de janeiro, este Blog chega ao seu primeiro ano. E marca minha volta, de forma mais direta, à atividade musical.

Nestes 365 dias em que pude relembrar alguns momentos da trajetória de cantor e compositor, tendo como principal personagem o disco Cabelos de Sansão, exerci o ofício de memorialista como terapia, reconciliação com minha própria história de vida e ponte levadiça para encontros e reencontros com muitas pessoas.

O saldo tem sido muito positivo.

Este Blog se tornou viável graças à participação de muitos colaboradores, que agregaram a ele arte, memória, talento. E mais um componente fundamental a tudo isso: amizade.

As contribuições vieram dos mais diferentes lugares, das mais diversas pessoas às quais manifesto aqui a minha gratidão.

Em Fortaleza, tive o apoio da turma da Link: o diretor de arte Rodrigo Meireles, agora na Espanha; o arte-finalista André Luiz Sales, agora em Sergipe; e a recepcionista Conceição. Contei com fotos de Vanessa Cordeiro e de Genilson Lima, com edição de vídeo da Cariri Filmes do Rosemberg Cariry, com depoimento do cineasta e compositor Francis Vale e do radialista Nelson Augusto.

De São Paulo recebi colaboração preciosa da designer gráfica Andrea Pedro - autora da concepção gráfica do CD Cabelos de Sansão, a partir da releitura da capa do vinil original. Obtive depoimentos importantes dos ex-companheiros de Papa Poluição José Luiz Penna, Bill Soares (que forneceu também uma foto-ilustração) e Cid Campos (também ex-integrante do grupo Sexo dos Anjos), bem como do músico e arranjador Felipe Vagner, do guitarrista Felipe Avila (outro ex-Sexo dos Anjos), da cantora cearense Mona Gadelha, do psiquiatra e poeta Assis Lima e do cineasta Carlos Adriano. De lá também me vieram muitos comentários de Dalvinha Costa, que me enviou vídeo em que o parceiro Paulo Costa canta uma de nossas canções num festival francês de música.

De Toulouse, na França, chegaram depoimento de Paulo Costa - também ex-integrante do Papa Poluição - e muitas parcerias que me soam como trilha sonora na feitura deste Blog.

Do Rio de Janeiro veio o depoimento do psiquiatra e artista plástico Lula Wanderley, pernambucano que participou comigo do grupo recifense Nuvem 33.

Do Crato recebi fotos marcantes de Pachelly Jamacaru e depoimentos precisos de Carlos Rafael.

No Recife, tenho tido a colaboração pontual de profissionais da Link como o diretor de arte Marcelo Barreto e o arte-finalista Cláudio Cabral. Agradeço a Marcelo Soares, da Muzak, por me autorizar a fotografar a arte que ilustra esta postagem.

Manifesto sobretudo gratidão a Zeca Baleiro e Rossana Decelso que, relançando Cabelos de Sansão pela Saravá Discos, tornaram possível todo esse movimento registrado aqui no Blog. A Adriana Bueno, pela divulgação competente do CD, e a toda a equipe da Saravá.

Agradeço a todas as pessoas que ajudaram a tornar possível o lançamento do disco:
. em Fortaleza (Tadeo Feijão, Ana Valeska, Kennedy Saldanha, Zeca Baleiro, Nelson Augusto)
. no Recife (Fábio Cabral da Passa Disco, o violonista Leonardo César, as jornalistas Fabiana Galvão e Karla Barbosa pela divulgação profissional da Executiva Press e a Edson Barbosa e Sued Oliveira pelo apoio da Link Comunicação e Propaganda)
. no Crato (Alemberg Quindins, Rosiane Limaverde, Kaika Oliveira, Emerson Monteiro e o violonista João Neto).

(E agora que venha São Paulo.)

Agradeço também a Augusto de Campos, Décio Pignatari, José Luiz Penna, Tetê Espíndola, Tom Zé, Vânia Bastos, Wilson Souto Jr. e Wilson Bentos pelos depoimentos para divulgação do CD Cabelos de Sansão reproduzidos neste Blog. E a todos que contribuíram com a difusão do disco nos diversos estados brasileiros.

Grato a Ana Ruth, Clarissa, Lívia, Marina e Diogo, pelo apoio e inspiração de todas as horas.

E a todos os leitores que dão vida e movimento a este Blog, seja comentando ou simplesmente lendo os posts - ao todo 157 nestes doze meses. Foram mais de 6 mil acessos e 10.900 page views registrados no período - e muitos outros não contabilizados.

Aproveito para desejar um novo ano de transpiração, inspiração e realização para todos.

E vamos em frente.

Tiago Araripe

14 comentários:

Anônimo disse...

Que belo texto Tiago! parabéns pelo aniversario do Blog. pra mim foi um grande prazer participar e ajudar na "trilha sonora".
um grande abraço,
Paulinho Costa

Tiago Araripe disse...

legal, paulinho.
e vamos retomar nossas parcerias!
grande abraço.

Ana Valeska Maia disse...

Parabéns pelo 1º ano! adoro acompanhar os movimentos do blog. Ouvir o CD sempre me emociona. É um trabalho de força!
Para mim foi uma honra participar de um fio dessa história. Longa cabeleira para Sansão!

Tiago Araripe disse...

pessoas como você é que dão sentido a tudo isso, ana. me fazem lembrar de uma frase do jorge amado: "a amizade é o sal da vida". ou seria o doce?

Clararipe disse...

Pai!!!
Olha aí!!!
To nos agradecimentos!!

Legal pai!!

To gostando deste novo momento, acho que será bom pra todos!

Saudades!
Bj
Clá

Anônimo disse...

Foi com alegria que descobri este seu blogue e foi com um sorriso no rosto que admirei algumas fotos.
Certamente virei com mais tempo para explorar e manter proximidade.

Daniel Simões

Tiago Araripe disse...

venha sempre, daniel. será bem-vindo.
grande abraço

Tiago Araripe disse...

será um momento de amadurecimento, cla. o que é sempre rico e bem-vindo.
beijo

Carlos Rafael Dias disse...

Tiago,

Parabéns pelo Blog. Parabéns pelo relançamento de Cabelos de Sansão. Parabéns pelo lançamento do cd no Crato.

Pra mim é um prazer indiscritível poder participar de sua trajetória.

Te desejo sucesso, paz, saúde e felicidade.

Grande abraço!

Tiago Araripe disse...

grato, carlos rafael. bom tê-lo a bordo desse momento.
grande abraço

Dalvinha disse...

Lindo Tiago.Participar do seu Blog é uma honra pra mim sua fã desde o papa poluição.Você é uma pessoa incrível gentil, elegante.E acho que a pessoa mais sensível que conhecí nesses anos.Obrigada por deixar que eu participasse do seu Blog.Agora vou continuar te prestigiando no Myspace.Claro!E dando os meu pitacos no blog também.Parabéns por 1 ANO de BLOG e a luta continua.Beijos querido.

Tiago Araripe disse...

beleza, dalvinha.
é bom tê-la de volta ao blog.
ao que tudo indica, o lançamento do disco em sampa será em março.
informarei a data.
bj

Dalvinha disse...

Estarei lá na primeira fila claro.Eu e toda a turma do baleiro.Todos já ouviram o CD e já te conhecem pelo menos de nome rsrsrs.Mas amigo é assim mesmo.Me avisa que eu vou estar lá sim.Beijos querido.

Dalvinha disse...

Tiago, está faltando uma pessoa a comentar o primeiro ano do blog Cabelos.ZECA BALEIRO.Já dei um toque no mural do site dele.rsrsrsr.Afinal ele tem que falar também.Né?beijos

dalvinha costa