
No dia 22 de janeiro, este Blog chega ao seu primeiro ano. E marca minha volta, de forma mais direta, à atividade musical.
Nestes 365 dias em que pude relembrar alguns momentos da trajetória de cantor e compositor, tendo como principal personagem o disco Cabelos de Sansão, exerci o ofício de memorialista como terapia, reconciliação com minha própria história de vida e ponte levadiça para encontros e reencontros com muitas pessoas.
O saldo tem sido muito positivo.
Este Blog se tornou viável graças à participação de muitos colaboradores, que agregaram a ele arte, memória, talento. E mais um componente fundamental a tudo isso: amizade.
As contribuições vieram dos mais diferentes lugares, das mais diversas pessoas às quais manifesto aqui a minha gratidão.
Em Fortaleza, tive o apoio da turma da Link: o diretor de arte Rodrigo Meireles, agora na Espanha; o arte-finalista André Luiz Sales, agora em Sergipe; e a recepcionista Conceição. Contei com fotos de Vanessa Cordeiro e de Genilson Lima, com edição de vídeo da Cariri Filmes do Rosemberg Cariry, com depoimento do cineasta e compositor Francis Vale e do radialista Nelson Augusto.
De São Paulo recebi colaboração preciosa da designer gráfica Andrea Pedro - autora da concepção gráfica do CD Cabelos de Sansão, a partir da releitura da capa do vinil original. Obtive depoimentos importantes dos ex-companheiros de Papa Poluição José Luiz Penna, Bill Soares (que forneceu também uma foto-ilustração) e Cid Campos (também ex-integrante do grupo Sexo dos Anjos), bem como do músico e arranjador Felipe Vagner, do guitarrista Felipe Avila (outro ex-Sexo dos Anjos), da cantora cearense Mona Gadelha, do psiquiatra e poeta Assis Lima e do cineasta Carlos Adriano. De lá também me vieram muitos comentários de Dalvinha Costa, que me enviou vídeo em que o parceiro Paulo Costa canta uma de nossas canções num festival francês de música.
De Toulouse, na França, chegaram depoimento de Paulo Costa - também ex-integrante do Papa Poluição - e muitas parcerias que me soam como trilha sonora na feitura deste Blog.
Do Rio de Janeiro veio o depoimento do psiquiatra e artista plástico Lula Wanderley, pernambucano que participou comigo do grupo recifense Nuvem 33.
Do Crato recebi fotos marcantes de Pachelly Jamacaru e depoimentos precisos de Carlos Rafael.
No Recife, tenho tido a colaboração pontual de profissionais da Link como o diretor de arte Marcelo Barreto e o arte-finalista Cláudio Cabral. Agradeço a Marcelo Soares, da Muzak, por me autorizar a fotografar a arte que ilustra esta postagem.
Manifesto sobretudo gratidão a Zeca Baleiro e Rossana Decelso que, relançando Cabelos de Sansão pela Saravá Discos, tornaram possível todo esse movimento registrado aqui no Blog. A Adriana Bueno, pela divulgação competente do CD, e a toda a equipe da Saravá.
Agradeço a todas as pessoas que ajudaram a tornar possível o lançamento do disco:
. em Fortaleza (Tadeo Feijão, Ana Valeska, Kennedy Saldanha, Zeca Baleiro, Nelson Augusto)
. no Recife (Fábio Cabral da Passa Disco, o violonista Leonardo César, as jornalistas Fabiana Galvão e Karla Barbosa pela divulgação profissional da Executiva Press e a Edson Barbosa e Sued Oliveira pelo apoio da Link Comunicação e Propaganda)
. no Crato (Alemberg Quindins, Rosiane Limaverde, Kaika Oliveira, Emerson Monteiro e o violonista João Neto).
(E agora que venha São Paulo.)
Agradeço também a Augusto de Campos, Décio Pignatari, José Luiz Penna, Tetê Espíndola, Tom Zé, Vânia Bastos, Wilson Souto Jr. e Wilson Bentos pelos depoimentos para divulgação do CD Cabelos de Sansão reproduzidos neste Blog. E a todos que contribuíram com a difusão do disco nos diversos estados brasileiros.
Grato a Ana Ruth, Clarissa, Lívia, Marina e Diogo, pelo apoio e inspiração de todas as horas.
E a todos os leitores que dão vida e movimento a este Blog, seja comentando ou simplesmente lendo os posts - ao todo 157 nestes doze meses. Foram mais de 6 mil acessos e 10.900 page views registrados no período - e muitos outros não contabilizados.
Aproveito para desejar um novo ano de transpiração, inspiração e realização para todos.
E vamos em frente.
Tiago Araripe