quinta-feira, 15 de maio de 2008

Outras vozes - Mona Gadelha

Foto: Francisco Souza

Quando o Papa Poluição se apresentou no Teatro da Emcetur, em Fortaleza (1978), estava na platéia uma jovem cearense que se tornaria vigorosa intérprete do cenário musical brasileiro.

Falo de Mona Gadelha. Considerada"musa dos roqueiros" na Fortaleza dos anos 70/80, Mona foi responsável, ao lado dos cantores Lúcio Ricardo e Siegbert Franklin, pela introdução do rock e do blues no Ceará. O fato é referendado no livro ABZ do Rock Brasileiro, de Marcelo Dolabela. (Também estou na publicação, na letra A de Araripe e na letra P de Papa Poluição.)

Anos depois nos tornaríamos amigos e compartilharíamos a mesma professora de canto em São Paulo, Cláudia Mocchi. Ao mesmo tempo Mona desenvolveria consistente carreira musical, gravando três expressivos CDs: Tudo se Move (Brazilbizz Music, 2004), Cenas & Dramas (Eldorado, 2000) e Mona Gadelha (Movieplay, 1996). Isso além de lançar singles e participar de diversas coletâneas com outros artistas.

No próximo post, você vai ver o texto que Mona escreveu com exclusividade para este Blog. Nele, conta suas impressões sobre o show do Papa Poluição na Terra de Alencar e o contexto musical de Fortaleza à época.

Vale a pena aguardar.


Tiago Araripe

Nenhum comentário: